A semana que começa será marcada por anúncios e decisões envolvendo nacionalmente pelo menos quatro partidos, e que trarão consequências para o cenário eleitoral no RS. Duas definições consideradas chave no contexto político ocorrerão na terça-feira, 29. É neste dia que o PP e o União Brasil oficializarão a federação partidária que vão formar pelos próximos quatro anos.
O evento está marcado para às 15h, no Salão Verde da Câmara dos Deputados. Também na terça, a executiva nacional do PSDB realiza uma reunião para bater o martelo sobre se deve ou não se unir ao Podemos, por meio de uma fusão ou incorporação.
A junção do PP com o União Brasil vai transformar a federação na maior força partidária do Congresso, com 107 deputados e 14 senadores. Os números também devem se multiplicar em assembleias legislativas e câmaras de vereadores país afora, inclusive no RS.
Já a decisão do PSDB nacional é aguardada no Estado porque o governador Eduardo Leite já anunciou que, após o partido definir seu rumo, ele anunciará se permanece na legenda ou se migra para o PSD de Gilberto Kassab.
Fonte: Correio do Povo