A atuação de uma área de baixa pressão e uma frente estacionária favorecem temporais isolados e chuva volumosa em parte do RS entre domingo (21) e terça-feira (23). A chuva mais intensa ocorre ao longo da segunda-feira (22), com acumulados que podem superar 150 mm em 24h. O risco de temporais com queda de granizo e rajadas de vento intensas é maior no domingo (21).
Na madrugada de domingo (21), temporais isolados ocorrem na região Oeste. Ao longo do dia, os temporais acompanhados de chuva forte, rajadas de vento e queda de granizo avançam para as Missões, Noroeste, Centro, Vales, Costa Doce, em parte da Campanha e da Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPOA). Os acumulados variam entre 15 e 75 mm/dia, com pontuais de até 100 mm/dia no Oeste e Missões.
Ao longo da segunda-feira (22), novos temporais favorecem chuva intensa e volumosa em parte do Estado. Os acumulados de chuva podem superar 100 mm/12h em alguns momentos nas regiões Central, Oeste, Noroeste e Missões, nas áreas em Alerta (laranja) no Aviso. No restante do Rio Grande do Sul, há condição para chuva pontualmente forte. Os acumulados variam entre 30 e 75 mm/dia, com chuva volumosa de até 150 mm/dia em parte do Oeste, Missões e do Centro. Também há risco de rajadas intensas de vento isoladas e queda de granizo de forma localizada.
No decorrer da terça-feira (23), a chuva forte acompanhada de raios permanece na metade Norte, Centro, RMPOA, Litoral Médio e Norte, além de temporais pontuais no Norte e Nordeste. Os acumulados variam entre 20 e 75 mm/dia.
A tendência é que, ao longo da quarta-feira (24), as instabilidades com chuva moderada a pontualmente forte sigam atuando em praticamente todo o Estado. Nas Missões, Centro, Vales e RMPOA e Litoral Médio, os acumulados variam entre 20 e 50 mm/dia.