Um inseto diferente chamou a atenção de colaboradores no jardim da Rádio JB, em Boa Vista do Buricá. Diante da curiosidade, a equipe buscou informações e, após pesquisa, a identificação mais provável é de que se trate de um inseto da família dos gorgulhos (Curculionidae).
Com corpo preto e faixas amarelas bem visíveis, o inseto apresenta características típicas de alguns gorgulhos tropicais, conhecidos popularmente como besouro-ranhoso, gorgulho amarelo ou gorgulho-tigre. Entre as principais características estão o corpo curvado, o focinho alongado, pernas finas e movimento geralmente lento.
Segundo as informações levantadas, o inseto não oferece perigo às pessoas, pois não é venenoso nem possui ferrão. Os gorgulhos vivem, em sua maioria, em plantas e se alimentam de seiva, folhas ou madeira. Algumas espécies podem perfurar sementes ou caules, mas normalmente não causam problemas significativos, especialmente em ambientes urbanos.
O inseto pode até ser manuseado, desde que com cuidado, apenas para evitar machucá-lo, já que não representa risco à saúde humana.