O senador Ciro Nogueira (PP-PI) protocolou, nesta segunda-feira (1º/9), um ofício ao ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, em que nega de forma categórica qualquer ligação com o Primeiro Comando da Capital (PCC). A manifestação ocorre após reportagem publicada pelo site ICL afirmar que o parlamentar teria recebido dinheiro em espécie de integrantes da facção criminosa durante um encontro realizado em agosto de 2024, em Brasília.
No documento, Nogueira rebateu as acusações e classificou a publicação como “mentirosa” e “irresponsável”. O senador afirmou jamais ter recebido membros da facção em seu gabinete e defendeu que a notícia compromete não apenas sua honra, mas também a credibilidade das instituições democráticas.
Para reforçar a transparência, o parlamentar declarou estar à disposição das autoridades e autorizou a quebra de seus sigilos fiscal, bancário e telefônico. Ele ainda solicitou que a Polícia Federal abra uma investigação urgente para esclarecer os fatos, verificando registros de acesso ao seu gabinete no Congresso e endereços supostamente ligados aos acusados citados na reportagem.
Ciro Nogueira ressaltou que não permitirá que sua imagem seja vinculada a atividades criminosas e disse confiar na atuação das autoridades para elucidar rapidamente o episódio. O caso deve agora ser analisado pelo Ministério da Justiça e pela Polícia Federal, que decidirão sobre a abertura formal do inquérito.