Offline
Policiais inspecionam lago com possível presença de sucuris em Roque Gonzales
16/04/2024 09:54 em Notícias

A PATRAM, juntamente com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, verificam a possibilidade de haver serpentes da espécie sucuri na área alagada do lago artificial da Usina Hidrelétrica Passo São João, no leito do Rio Ijuí, em Roque Gonzales.

Durante as diligências, que começaram no domingo (14) e continuaram nesta segunda-feira (15), não foram localizadas as serpentes. Também não foi constatada nenhuma movimentação que indicasse a presença delas na água ou margens do lago.

Os moradores ribeirinhos foram orientados quanto à cautela em navegar com embarcações no local e circular nas margens do alagado afim de evitar acidentes. Caso avistem os animais, devem acionar a PATRAM.

Os policiais ambientais esclarecem que, sendo localizadas, as sucuris não serão removidas. Haverá apenas o monitoramento, visto se tratar de animal silvestre que tem o direito de viver em seu habitat natural que, via de regra, no caso das sucuris, é nas proximidades de rios ou áreas alagadas.

Além disso, toda área de preservação permanente do lago da usina Passo São João é destinada como corredor ecológico para manter a biodiversidade.

Matar animais silvestres é crime ambiental

Em seu artigo 29, a lei 9605/98 – Lei dos Crimes Ambientais, estabelece que é crime matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida.

Ainda, em seu parágrafo 3°, estabelece que são espécimes da fauna silvestre todos aqueles pertencentes às espécies nativas, migratórias e quaisquer outras, aquáticas ou terrestres, que tenham todo ou parte de seu ciclo de vida ocorrendo dentro dos limites do território brasileiro, ou águas jurisdicionais brasileiras.

(Fotos: Sd Rafael e Sd Manganeli/PATRAM)

Fonte: Rádio Alto Uruguai

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!