Offline
Sadir Kist, uma lenda dos bailões fala um pouco sobre sua carreira
05/04/2024 20:31 em Notícias
✅ Essa matéria também foi publicada na edição do Jornal Tribuna Impresso, desta semana. Confira lá e leia a seguir.
Por: Marise Wrasse, Neimar Ritter e Thiago D`Avila
️ "Amigo do peito, amigo irmão, amigo é aquele que estende a mão. Nas horas difíceis, amigo de fé, está sempre pronto pro que der e vier". Quem nunca ouviu ou já se ouviu cantarolando esta música, interpretada por uma voz única, muito conhecida no meio musical no estilo bandinha?
Esta semana, com a colaboração de um amigo do Jornal, vamos contar um pouco da história de Sadir Antônio Kist, ícone das bandas e do bailão. Eternizado pela voz marcante e única, sendo vocalista por muitos anos da Banda Legal e depois da Banda Portal da Serra.
Hoje ele tem 53 anos de idade, mas contou que o gosto pela música vem desde a infância, tanto que, aos 13 anos já começou tocar violão. Participou de vários festivais em Boa Vista do Buricá, cidade natal e em cidades vizinhas. Antes de ser reconhecido com sua voz, trabalhou em fábricas de Boa Vista e também foi motorista. No ano de 2000, aos 25 anos, se tornou o vocalista da Banda Legal, onde ao longo de dez anos gravou muitas músicas que até hoje estão entre as mais rodadas nos programas de bandinha do sul brasileiro, e, de modo muito especial, permanecem sempre à frente na memória dos fãs, como “Amigo do peito”, “Apartamento Vazio”, “Mereço mais carinho”, “Vidas Traçadas”, entre outras.
Sadir foi um dos fundadores da Banda Legal e por dez anos foi vocalista ao lado do cantor Joel. Ele também foi o compositor de muitos sucessos da banda.
A palavra “sucesso” não é o suficiente para descrever a importância deste artista no mundo do bailão, pois, junto com sua equipe de profissionais, a Banda Legal conquistou 3 Discos de Ouro, gravou pelo menos 2 DVDs completos, sem falar em clipes exclusivos de singles, participação em programas de televisão, o Sadir sempre teve uma ligação muito amigável com locutores de rádio, tudo fruto do seu carisma. O Sadir sempre amou as pessoas, amou seus fãs, seus amigos, e não foi por acaso que o sucesso prosperou em sua vida.
Há poucos dias atrás, por meio de conversa informal com o Locutor Jeferson da Rádio Colonial de Três de Maio, ainda foi comentado sobre esse jeito espontâneo e carismático do Sadir ligar toda semana na rádio, conversando com os profissionais da comunicação e mantendo sempre o repertório da banda em pauta na programação das rádios.
Além das milhões de cópias vendidas, a Banda Legal recebeu o título de Banda dos Amigos.
Um dos colaboradores da redação desta matéria também é músico e viveu de perto o nascimento e todo caminho da Banda Legal. Ele recorda das vezes que observava os ensaios da banda, onde o Sadir pegava o violão e compartilhava suas ideias com os músicos, ajustando vozes, os acordes e a melodia até a perfeição. O alto nível de afinação da Banda Legal sempre foi muito característico. Algumas frases eram cantadas em 3 ou 4 vozes diferentes, ou seja, dueto, sextavado, oitavado, falsete, primeira, segunda, terceira voz, e assim por diante. Um verdadeiro jogo de vozes que formava uma harmonia única, que arrepiava ao ouvir o resultado durante o show.
Em 2010 ingressou para a banda Portal da Serra, onde por mais dez anos animou o público com sua voz e seu jeito extrovertido nos palcos.
Nestes vinte anos de estrada, foram muitos CDs gravados, mais de 400 composições próprias ou participação direta do cantor. Ele conta com alegria que teve shows que realizou para mais de 10 mil pessoas presentes.
Devido a um problema de saúde, Sadir teve que se afastar dos palcos em 2019. Desde então, se dedica totalmente a recuperar sua saúde. Mora em Santo Antônio, interior de Nova Candelária, próximo a seus pais e irmã, e conta com a ajuda de cuidadores voluntários quando necessário. “Sou muito grato aos meus amigos e vizinhos Rosimeri, Maria de Lurdes e Mario Wilhelm, que sempre que possível estão aqui para me auxiliar no que for preciso”.
Sadir lembra com muito carinho e gratidão todos lugares e pessoas que conheceu durante a carreira musical. Disse que sempre foi muito bem recebido.
Pena que as vezes a vida coloca as pessoas em situações difíceis. Sadir Kist sempre foi um homem tão bondoso que dedicou maior parte da vida para alegrar os outros, agora não pode mais fazer o que tanto ama, cantar! Pois sua condição de saúde não lhe permite mais isso.
Agora é o momento de ele receber ajuda. Sua atual condição de saúde não lhe permite mais trabalhar. O pequeno auxílio que recebe do governo, mal dá para pagar o aluguel e as contas básicas da casa e do dia a dia. Se alguém de bom coração quiser contribuir com um valor financeiro, pode entrar em contato com a Maria de Lourdes, pelo telefone (55) 99626 6567. O Sadir merece todo carinho e respeito por ter dedicado a maior parte da sua vida alegrando as pessoas com seu talento musical e carisma.
Sadir! Nova Candelária, Boa Vista do Buricá e todas as cidades da região tem o maior orgulho de você!
 
Fotos: Thiago D'avila e Arquivo Pessoal do Sadir
Texto: Marise Wrasse, Neimar Ritter e Thiago D`Avila
 
 
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!