Offline
Santa Rosa | CER II conta com o serviço de Cinoterapia
07/06/2023 13:46 em Notícias
A equipe do Centro Especializado em Reabilitação Auditiva e Intelectual de Santa Rosa – CER II, acaba de aumentar. Dois novos integrantes foram recebidos na última semana, com muita alegria. Os recém-chegados Bud (Golden Retriever) e Aquiles (Beagle) vieram para auxiliar no tratamento de pacientes que são atendidos pelo serviço da FUMSSAR. A ação conhecida como Cinoterapia ou Terapia Facilitada por Cães – TFC, é uma atividade que utiliza o cão como facilitador no processo terapêutico. O objetivo é complementar os tratamentos tradicionais, promovendo bem-estar através do contato com os animais. O projeto está sendo realizado em parceria com a Superintendência dos Serviços Penitenciários – SUSEPE.
A terapia auxilia na reabilitação de pessoas com suspeita ou diagnóstico de autismo, deficiência intelectual, atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e deficiência auditiva. A atividade acontece sob a supervisão do Policial Penal e Cinotécnico, Tiago Daniel Feltraco e com a participação de profissionais da equipe multidisciplinar que atua no serviço. A Coordenadora do CER II, a fonoaudióloga Michelli Pes, que também possui formação em Cinoterapia, destacou os benefícios da utilização dos cães para crianças e jovens em tratamento, “A Cinoterapia nos permite criar um ambiente favorável para o desenvolvimento de habilidades e capacidades físicas, cognitivas, emocionais, sociais e funcionais. Esse contato com o animal estimula as funções motoras, desenvolve a fala, melhora a sociabilização, aumenta a confiança e a autoestima, principalmente quando se trata de crianças. Iniciamos a integração com alguns pacientes autistas e mesmo em pouco tempo de contato, já podemos ver o quanto este tipo de interação facilita o aprendizado e promove melhoras no paciente”.
O Presidente da FUMSSAR, Délcio Stefan, ressaltou também a importância do serviço, “Estamos muito contentes com este trabalho desenvolvido pela FUMSSAR e a SUSEPE. Sempre que possível, formamos parcerias com outras instituições e órgãos públicos com o objetivo de beneficiar a população e disponibilizar terapias e serviços diferenciados que auxiliem na promoção de saúde”.
Fonte e foto: Prefeitura de Santa Rosa
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!