Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
PUBLICIDADE
Clima favorável atenua condições da cultura do milho
13/01/2021 20:09 em Notícias

As chuvas dos últimos dias têm contribuído para o desenvolvimento do milho e para a continuidade dos plantios que já alcançam 94% do total da área estimada para a Safra de Verão 2020/2021, a qual também já conta com 8% das lavouras cultivadas colhido. De acordo com o Informativo Conjuntural, produzido e divulgado nesta quinta-feira (07/01) pela Gerência de Planejamento da Emater/rS-Ascar, vinculada à secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), outros 22% da cultura encontram-se em germinação e desenvolvimento vegetativo; 14% em floração; 30% em enchimento de grãos e 26% em maturação. Segundo o levantamento semanal da Emater/RS-Ascar, o preço médio da saca do grão no Estado chega a R$ 74,21, o que representa uma redução de 0,5% em relação à semana anterior.
E as precipitações de volumes variados também contribuíram para o avanço do plantio da soja no Rio Grande do Sul, que chega a 99% da área total estimada, e favoreceram o desenvolvimento da cultura, que está em sua grande parte na fase de germinação e desenvolvimento vegetativo (80%), 18% em floração e 2% em enchimento de grãos.

O tempo firme e a adequada disponibilidade de água para irrigação nos cultivos têm assegurado o bom desenvolvimento das lavouras de arroz no Estado, que estão 75% em fase de germinação e desenvolvimento vegetativo; 20% em floração e 5% em enchimento de grãos.

OLERÍCOLAS
Na região de Bagé, semelhante aos períodos anteriores, o quadro climático da semana foi favorável à produção de olerícolas, mesmo com alta amplitude térmica e picos de calor acentuado. Contudo, horticultores estão em alta demanda por irrigação por aspersão, gotejamento e para o uso de sombrite. A colheita das lavouras de cebola também está encerrada, e os produtores realizam a pré-secagem em lonas ou secador industrial, que confere maior controle das condições ambientais e menores perdas de qualidade, após a retirada das sementes da lavoura. Em ambas as culturas, produtores relatam boa produtividade; com o clima seco predominante ao longo da primavera, estimam boa qualidade das sementes, devido à menor incidência de fungos.

FRUTÍCOLAS
Na regional da Emater/RS-Ascar de Bagé, as condições climáticas vêm beneficiando a fruticultura de modo geral. Em Maçambará, foi finalizada a colheita das principais variedades de pêssego, BRS Fascínio e BRS Rubimel. Em Caçapava do Sul, os produtores realizaram a poda verde em figueiras, cujos pomares apresentam bom desenvolvimento e bom potencial produtivo. Nos olivais, são realizados tratamento com fungicida e inseticidas, além de adubações para a formação dos frutos; parte dos pomares está com alta carga e outros com menor produção, devido a problemas climáticos locais. Na vitivinicultura, foram realizados tratos culturais como roçadas de plantas invasoras, adubações foliares e aplicação de fungicidas preventivos. As perspectivas de produção permanecem favoráveis, com a alta amplitude térmica entre tardes quentes e madrugadas frias, proporcionando boa sanidade e boa formação de bagas.

OVINOCULTURA
O rebanho ovino continuou apresentando boas condições corporais, acessando pastagens cultivadas de verão e áreas de campo nativo. Em algumas regiões, as áreas de pastagens cultivadas estão sendo destinadas prioritariamente para pastejo de ovelhas em lactação e para categorias de animais em engorda, como cordeiros e ovelhas de descarte. Considerando a elevação das temperaturas nas últimas semanas, foi observado um melhor desempenho dos rebanhos nas propriedades com melhor disponibilidade de sombras.

APICULTURA
A ocorrência de temperaturas de amenas a altas e os episódios de chuvas de curta duração facilitaram a ação das abelhas na busca por néctar e pólen. As floradas estão abundantes, propiciando boa fonte de alimento aos enxames. Não foram relatados nem desaparecimento nem mortalidade de abelhas. Não foram observados sinais de doenças nos alvados.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!